Agora é oficial, o DNF irá substituir o Yum no Fedora 22

É, parece que o Yum está realmente com os dias contados. O Comitê de Engenharia do Fedora tem estudado muito e ao que parece, já há uma possível data para que isto aconteça que é no primeiro semestre de 2015.

O processo já está planejado para a Fesco do Fedora 22 ( não o Fedora 21 que estará disponível ainda este ano ) onde a nova geração do Yum, o DNF, estará disponível. Como já falado aqui várias vezes o DNF é construído em cima da biblioteca Hawkey e promete diversas funcionalidades que o Yum não possui.

Eu já havia escrito aqui sobre os planos de utilização do DNF ( que já está disponível para uso no Fedora caso a pessoa tenha interesse ), mas agora com esta aprovação do comitê de engenharia do Fedora, durante os dois minutos de reunião, a coisa é certa. De acordo com eles os detalhes serão divulgados pela equipe à medida que os avanços forem acontecendo.

DNF é default no Fedora 22

Os que são mais curiosos ( como eu ) podem já ir testando o DNF em uma máquina virtual ( ou se for mais corajoso em sua máquina real ) e, acompanhar os detalhes no Wiki do projeto Fedora.

Eu, pessoalmente, acho que se o DNF realmente for metade do que eles estão prometendo será um grande ganho para a comunidade. O Yum é ótimo mas realmente já estava na hora de aparecer algo novo e melhorado.