Cadê o Mercado Livre ?

Não vi muitos comentários pela web, mas parece que o gigante dos leilões on line no Brasil e na América Latina se encontra com alguns problemas.

A mais ou menos uma semana que todos os usuários do portal vem tendo problemas para comprar, participar dos fóruns e para piorar a situação, nenhum comunicado oficial dos mesmos foi divulgado.

Juntando a isto o furor de vendedores e usuários que estão com dinheiro  parado junto aos mesmos ( Mercado Pago e outras formas de pagamento ) a coisa está literalmente tomando uma proporção maior do que deveria tomar, diga-se de passagem.
Portais como o UOL e outros que estão entrando na onda do “leilão on line” estão comemorando esta sumida. Com a “insegurança” gerada por este problema acontecendo, muitos produtos vão ser migrados para os concorrentes, gerando uma queda na marca ( sim, Mercado Livre vai ser por muito tempo conhecido como o portal de leilão que sumiu uma semana ou mais … e ainda, que gerou vários prejuízos da seus usuários ).

Erro na página inicial do Mercado Livre

Erro na página inicial do Mercado Livre

Como usuário do portal e ainda do programa Mercado Sócio começo a ficar preocupado com o modo como eles irão se recuperar deste baque. De acordo com o blog do presidente do grupo Mercado Livre, eles tiveram um problema com uma manutenção normal do site, gerando esta destruição em massa.

Não vou ser desanimador, mas realista. Há alguns pontos que devemos considerar. De acordo com o presidente do ML, isto foi um erro de uma manutenção normal do site. Ou seja, cadê o roll back ? Nunca falaram disto para este povo ? Ou seja, toda vez que efetuamos uma manutenção, a coisa tem que ser “feita” de modo que possamos voltar ( sim, há momentos que elas fogem do controle, eu também já errei assim :)) ao estado inicial.

Segundo, backup. Se o site não voltou ao normal após o roll back, o backup poderia estar com problemas. Resumo, novamente, se ferraram, como eu me ferrei a uns dias atrás com o mesmo problema. Se o backup não está íntegro vários dados podem ter sido perdidos, daí a instabilidade do Mercado Livre como um todo.

Problemas fiscais. Normalmente, a receita chega e sai levando tudo que acha importante. O Mercado Livre pode estar tendo este tipo de problema. Além disto, também, pode estar havendo algum processo, forçando uma “perícia” em toda estrutura dos mesmos.

Fora isto, ainda, temos a possibilidade de falência. Tendo em vista que várias empresas do mundo on line, investem e tem muitos de seus investimentos diretamente no mercado de ações, com a queda dos últimos tempos, a coisa pode ter ficado, muito, mas muito preocupante para o ML.

Ou seja, no fim, me preocupo com o que pode estar vindo a acontece por trás deste problema do Mercado Livre. Enquanto não houver um pronunciamento oficial, a marca Mercado Livre começará a ser degradada pelo descaso.

E, agora, este gigante dos leilões on line sofre agora um dos baques mais importantes de sua carreira na web brasileira. No fim, ou eles saem muito fortes deste momento, ou vão sumir, como muita empresas on line ao longo da história da web.

Ps 1 : O César Cardoso colocou uma nota sobre o acontecido no seu blog. Como eu já havia meio que comentado … a falha no fim, pode ter sido realmente da falta de um roll back de base de dados …
No fim … a famosa atualização suicida …