Criptografar tudo …

É, a Microsoft acaba sendo sempre uma piada. Quando teve a chance de lançar um programa para os usuários interessante em relação a privacidade dos mesmos ( já que ela também fornece dados ao governo americano ) ela achou mais interessante vender produtos queimando o Google em relação a fornecimento de dados dos usuários.

Em contrapartida ( mesmo que não seja lá grande coisa ) a gigante de buscas está um pouco mais preocupada com outras coisas. Como manter seus dados longe dos olhares dos governos e outros interessados em xeretá-los ?

De acordo com Eric Schmidt a solução é criptografar tudo. A Eletronic Frontier Foundation lançou um pequeno scorecard ( Encrypt the Web ) onde pontua as empresas que estão já começando seus trabalhos nesta área, e pelo que parece, o Google está bem avançado nisto.

O Yahoo também já mostrou interesse em uma ação deste tipo ( até porque ele também contém uma gama de serviços bem interessante ) e outras empresas como Dropbox, Facebook, Sonic.net e outras já estão vindo aí.

Outras grandes empresas da área como Yahoo já mostraram interesse em fazer o mesmo e logicamente aproveitando este tipo de ação, os serviços de compartilhamento de arquivos vem também

Na área técnica, uma outra boa ação é que o Internet Engineering Task Force já fala em uma segunda versão do protocolo HTTP ( HTTP 2.0 ) que só trabalhará em cima do HTTP seguro, ou seja, o HTTPs.

São ações muito interessantes, como podem ser vistas acima, mas … há um grande problema.

A criptografia é uma ótima opção mas em compensação não lhe faz totalmente seguro e protegido dos olhos das agências governamentais. A NSA, por exemplo, investe por volta de 250 milhões de dólares por ano para estudar técnicas de quebra de criptografia.

Em resumo, criptografar tudo é a solução ? Não. Mas pelo menos criptografando tudo você manterá os olhos do governo longe, pelo menos um pouquinho a mais de tempo, dos seus dados …

Lembrando que todas estas ações, diga-se de passagem são para proteção dos dados das empresas. Ou seja, seus dados, caso sejam requisitados por qualquer orgão governamental serão repassado para o governo querendo você ou não.

Observando esta movimentação toda em cima de criptografia o que noto é que é hora de começar a ensinar em qualquer curso básico de computação técnicas mínimas de como criptografar dados ( coisa que hoje não é lá tão difícil ) para que os dados da pessoas ganhem mais uma camada de criptografia quando forem repassados para os governos.

Mesmo assim, ainda ressalto aquilo que sempre falo por aqui. Será que é tão necessário mesmo ? Se você é um zé ninguém, que simplesmente usa a internet para acessar sites e trocar emails, fique tranquilo.

Seus dados não são o foco da NSA. Eles tem coisas mais importantes com o que se preocupar 🙂

Fonte: Network World