Dando um descanso para os olhos com o F.lux

Um dos meus maiores problemas é a fadiga ocular no uso de computadores. Isto acontece porque em alguns dias minha jornada de trabalho na frente de computadores chega a 12, 13 até 15 horas.

Isto, sem dúvida, gera um desconforto grande. Quando não é aquela dor de cabeça chata, é o olho doendo ou a famosa “areinha”, como diz minha fillha. Aquele ardor chato que nos deixa mal o dia inteiro.

Outro dia, em minha timeline ( acredito que quem tenha citado isto foi o @apocalypse ) citaram um programa chamado F.Lux.

De acordo com o que li sobre o programa ele ajusta os níveis de brilho do monitor de acordo com o horário do dia. O interessante é que para isto ela usa as coordenada que você passa, e ajusta o brilho de acordo com a hora do dia.

E funciona ? Bom, até o presente momento, no meu computador aqui ( o Positivo, porque o HP está na manutenção hahahahahaha ), ele está se mostrando bem usual.

Ele tem versões para Windows, MAC e Linux e Iphone/Ipad.

O processo para instalação no Fedora é este aqui :

$ wget -c https://secure.herf.org/flux/xflux.tgz
$ tar -xvzf xflux.tgz
$ rm -rf xflux.tgz
$ sudo cp xflux /usr/bin/
$ sudo chmod 755 /usr/bin/xflux

Depois de feito isto é só usar o programa.

A linha de comando que eu usei foi

$ /usr/bin/xflux -l -19.9191 -g -43.9386

Onde -l contém a latitude da minha cidade e -g a longitude.

O site que eu usei para pegar a latitude e a longitude foi o Apolo11 que tem uma listagem legal das cidades e sua longitudes.

Se tudo correr bem … quando tiver ânimo eu vou fazer um pequeno script que já vai pegar a latitude e a longitude correta a partir do seu cep ( que você vai configurar em um confzinho qualquer em breve ).

Mas … de cara, é muito legal, vale a pena e salva sua vista. Use e abuse deste programa … eu já virei fã ….

No Ubuntu ou Debian é só, caso queira instalar, é só fazer isto aqui :

$ sudo add-apt-repoistory ppa:kilian/f.lux
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install fluxgui

Esta é uma interface para o xflux em Gtk. Pelo que foi dito, somente roda no Ubuntu 10.04 … mas teoricamente em mais novos também deve rodar …

Update dia 24-04-2012: Deixei disponível no meu GitHub um script que instala o Xflux no Linux.
Roda em qualquer distro 🙂