Entendendo a aba Signals do seu Cable Modem

Ter problemas com sua operadora de dados é uma coisa que brasileiro já aprendeu a conviver. Na hora de vender ou fazer propagandas, nos prometem bilhões, mas no fundo, no máximo nos entregam centenas.

Como estou tendo muitos problemas com minha operadora de TV a Cabo nos últimos tempos, resolvi colocar on line este pequeno texto, que fala um pouquinho sobre o que está na Aba Signals do seu Cable Modem, para lhe ajudar a entender um pouco mais e até, cobrar mais e mais do seu provedor de internet a cabo.

Aba Signals do Cable Modem

Primeiro, vamos entender o que é o Signal to Noise Ratio ( SNR ) de um modem. Signal to Noise Ratio é literalmente a relação entre sinal e ruído que lhe foram enviados. Ou seja, sendo não muito técnico, cada unidade de ruído elimina uma unidade de sinal do que lhe foi enviado ( ou seja, cada dB de ruído elimina um dB de sinal ).

Assim, matematicamente, seria do seguinte jeito:

Enviado pela operadora: 50 dB
Ruído na rede: 30 dB
Signal to Noise Ratio: 50 dB – 30 dB = 20 dB

Tanto o Upstream ( o que é mandado para a operadora ) quanto o Downstream ( o que é enviado para você da sua operadora ) do seu modem possuem a grandeza SNR.

Assim, o Downstream SNR, é como eu disse acima, uma relação entre o ruído e o sinal constantes na sua linha naquele momento. Quanto maior for o ruído, menor será o número mostrado ali. É interessante, que, sempre, o número seja 30 dB ou mais. Se o número for menor que isto, você pode começar a experimentar alguns problemas, como conexão intermitente ( um padrão para quem usa Net ou Oi ), pacotes perdidos, lentidão e outras coisas mais.

Downstream Power Level mostra literalmente a força do sinal que está chegando ao seu Cable Modem. O nível de sinal demonstrado aí deve estar entre -15 dB e 15 dB , mas isto vai depender do fabricante do seu Cable Modem, apesar de que, como citado no SpeedGuide, o range, para maior qualidade, deve estar entre -8 dB e 8 dB.

Já o Upstream SNR ( apesar de não estar neste Cable Modem ) é a relação entre sinal e ruído que você está enviando para a Central da TV a Cabo ( em geral, um CMTS ). Algo entre 29 está ótimo. Como o SNR do Downstream, se o ruído aumenta, o sinal diminui, já que são grandezas inversamente proporcionais.

E o Upstream Power Level é a força do sinal enviado por você, que está chegando a Central da TV a Cabo. Algo entre 55 dB está aceitável. E aqui, quanto menor o número, melhor será sua conexão.

Ou seja, nesta aba você mata qualquer argumento que a TV a Cabo tentar lhe aplicar, já que eles são mestres nisto …