[Golpe] 7ª Agência de Notificações – VN CRED – Cobrança

Esta duas últimas semanas foram um pouco atribuladas e acabei não tendo tanto tempo para os blogs como gostaria. Tanto este blog aqui quanto o Louco Por Android andam meio esquecidos mesmo que eu esteja no fim sempre trazendo novidades aos leitores.

Mas no meio destas duas últimas semanas recebi uma carta pelo correio que me deixou um pouco cismado. Uma “Notificação Extrajudicial” de uma tal “7ª Agência de Notificações” que me pedia para ir a São Paulo para negociar um cheque devolvido de 2007.

O documento é assinado por um tal de Renato J.Santos, Escriturário Geral.

Como pode ser visto é uma carta até parecida mesmo com a maioria das cartas de cobranças que vemos por aí. E por ser parecido e hoje nossos dados serem tão facilmente vendidos para todos os lados acabei ligando para a empresa em questão.

Golpe da tal 7ª Agência de Notificações

Golpe da tal 7ª Agência de Notificações

De cara fui atendido não por um Help Desk, mas sim para uma pessoa que estranhamente me perguntou o CPF. Depois … me perguntou qual era a empresa que estava escrita no meu comunicado. Na hora retruquei dizendo o que seu cadastro fala. Ela desconversou e disse que daqui 24 horas iria entrar em contato.

Acabou que não houve o contato. Mas durante a semana fui pesquisando em diversos sites e sim, ao que parece a coisa é golpe dos brabos. Em três endereços achei postagens que comprovam minha teoria.

O histórico parece ser bem antigo. Começou com o envio de faxes para as pessoas por uma empresa de factoring que pedia presença em SP para explicações sobre cheques devolvidos em datas bem antigas. A partir daí algumas pessoas ou eram requisitadas a pagar quantias estranhas ou, até mesmo, enviadas para o Serasa mesmo não tendo conhecimento da dívida ( todos sabemos o quanto o Serasa é desonesto neste ponto né ? ).

Assim, se você recebeu uma correspondência dos meliantes ou do Serasa , de acordo com especialistas do Procon o ideal é fazer o seguinte:

  • Pesquisar na internet se há outras reclamações contra a Empresa que estiver na correspondência. Em geral o mesmo golpe é aplicado em diversas pessoas. Atente sempre para procurar outras pessoas que tenham sofrido do golpe na mesma região no caso de precisar de entrar com uma ação conjunta;
  • Procure o Procon de sua cidade ou estado e lógico, sempre corra atrás de um advogado para que ele já fique a par de tudo que está acontecendo;
    NÃO PAGUE !!! Sim, porque depois de pago vai ser um inferno para receber de volta o dinheiro;
  • Pegue relatórios do SPC ou Serasa para ver se houve registro indevido. Se houver algo no Serasa ou SPC entrar com o pedido de retirada dos registros e logicamente, uma ação indenizatória contra o Serasa e a empresa que efetuou o golpe ( já que o Serasa também é culpado já que aceitou o registro );
  • Caso haja algum protesto em cartório entrar na justiça com uma ação de cancelamento de protesto.
    .

De resto é ficar de olho. Como eu já falei várias vezes aqui o que mais tem é gente comprando nossos dados, principalmente de empresas de cobrança terceirizadas por bancos, operadoras de telefonia. Estas empresas vendem nossos dados por qualquer um sem a mínima responsabilidade.

Porque digo isto ? Porque estes golpes começaram a ocorrer logo após eu ter alguns problemas com instituições bancárias …