O JabirOS mudou sua base de Ubuntu para FreeBSD

O JabirOS é um sistema operacional bem peculiar que começou com uma distribuição/modificação do Ubuntu, mas, agora, resolveu mudar sua direção baseando-se no FreeBSD. Mas, é importante observar que eles não mudaram para o FreeBSD, mas na realidade serão sim um fork do sistema operacional.

Com o lançamento do JabirOS 2.0, os dados que eles deixam públicos é que serão um fork completo do FreeBSD 10. Toda o código do FreeBSD participou do fork, foi compilado e testado para ser um desktop minimalista, utilizando os pacotes do estável e conhecido FreeBSD.

O JabirOS é uma distribuição sem meta clara e com a intenção de ser bem minimalista. Ele afirma que é um fork do FreeBSD 10, mas dada a mudança total de base , provavelmente, salta de uma distribuição ( ou base de sistema operacional ) para outra não é difícil, já que eles pularam do Ubuntu ( Linux ) para o FreeBSD ( BSD ). Ele é um sistema operacional básico sem o X11 e que agora, nos últimos tempos, é que foi testado com aplicações básicas como Xfce, LibreOffice, e até, o Firefox.

Se você curte sistemas operacionais deste tipo, é só dar um pulo no site do projeto, criar sua máquina virtual e testar o mesmo … na realidade, eu pelo menos, em testes não o vi como algo para o dia a dia, mas vale como um bom laboratório :).