[RUMORES DO FACEBOOK] AVISO DE PRIVACIDADE

Tempo de leitura: 3 minutos

Começou a circular no Brasil um boato que apareceu nos EUA, e que friamente analisado já de cara demonstra não valer de nada.

A mensagem é a que eu posto abaixo, e em resumo a pessoa quer ‘mudar’ com esta mensagem os termos de uso de seus dados que ele aceitou ao entrar no Facebook.

Efeito placebo total, e eu vou fazer minhas considerações após.

Nos EUA, ao que parece houve duas variações desta mensagem. Aqui no Brasil, pelo menos no meu ciclo, só vi esta variação.

O Facebook é agora uma entidade de capital aberto.

Recomenda-se a todos os membros que afixem um aviso semelhante a este, ou se preferir pode copiar e colar esta versão. Se não publicar tal declaração pelo menos uma vez, então está indirectamente permitindo o uso público de itens como suas fotos e as informações contidas em suas actualizações de status.

AVISO DE PRIVACIDADE: Aviso – qualquer pessoa e / ou instituição e / ou agente e / ou Agência de qualquer estrutura governamental, incluindo, mas não limitado ao Governo Federal dos Estados Unidos, também usando ou monitorando este site ou qualquer um dos seus sites associados, NÃO tem a minha permissão para utilizar qualquer uma das informações do meu perfil, nem qualquer parte do conteúdo aqui contida, incluindo, mas não limitado às minhas fotos, e / ou os comentários feitos sobre as minhas fotos ou qualquer outra “imagem” de arte publicado no meu perfil. Você está aqui notificado que está estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra ação contra mim com relação a este perfil e os conteúdos do mesmo. As proibições anteriores também se aplicam a seu empregado, agente de estudante, ou qualquer pessoal sob sua direção ou controle. O conteúdo deste perfil é privado e as informações confidenciais e sigilosas. A violação da minha privacidade pessoal é punível por lei. UCC 1-103 1-308

Porque lendo-se friamente a mensagem não tem aplicação nenhuma ?

Discutiremos aqui ponto a ponto.

  • O Facebook entrou no mercado de ações, mas não suas informações. O seu contrato de privacidade com o Facebook não mudou somente porque ele entrou com ações na bolsa.
    Ele negocia publicamente sua ‘riqueza’ que consiste nos usuários e o que ele pode tirar dos mesmos.
  • Assim, considere que o Facebook continua o mesmo de quando você cadastrou seu perfil lá, ou seja, fazendo uso de seus dados para gerar receita e ter mais valor de mercado, e, ainda, os termos de uso são modificados de tempo em tempo, mesmo que você não se dê ao trabalho de lê-lo de vez em quando;
  • Postar a mensagem em questão não muda nada. Você aceitou os termos de uso quando se inscreveu no Facebook. Chega a ser estranho você achar que colocar uma mensagem no seu perfil, irá mudar um contrato.Assim, é interessante, antes de postar uma mensagem como esta no perfil, dar uma olhada nos termos de uso que você aceitou.
  • Não entendi muito bem o que seria este UNIFORM COMMERCIAL CODE ( UCC 1-103 1-308 ) , mas ao que parece ele não tem nenhuma ligação com redes sociais e coisas on line. Ele rege ao que parece algo do comércio americano.
    Assim, leia-se, o que eu entendi é que mesmo que o Facebook não possuisse um termo de uso, a postagem disto no seu perfil não teria validade nenhuma.

O que deve ser lembrado por todos os usuários do Facebook é sempre tomar cuidado com o que se posta no Facebook.
O que mais vemos são pessoas fornecendo armas para outras pessoas lhe causarem problemas todos os dias, por não saber bem como usar a rede.

Espero que isto tenha ajudado alguém, e que ao mesmo tempo, faça nascer nas pessoas esta vontade de, antes de postar e divulgar algo, pesquisar no Google sobre aquilo.
È fácil, grátis e em geral, lhe protege de muita furada por aí 🙂

Sobre ataliba

Analista de Sistemas com especialistas em Unix/Linux e Redes de Computadores aprendeu a gostar de segurança da informação durante sua atuação profissional e após uma Pós, se apaixonou por inteligência e ContraInteligência.