Será que a Net também precisa do TV a Cabo para Dummies ?

Como alguns acompanharam no meu Twitter, a algumas semanas eu vinha tendo diversos problemas com a Net aqui na minha casa. Posso dizer que a Net aqui teve duas fases: a primeira regada a um bom serviço e qualidade impecável. A segunda, na qual estou agora, uma qualidade bem pequena, regada ao péssimo atendimento de seu Help Desk.

Mesmo que você avise às atendentes não ser leigo, e que sabe muito bem do que elas estão falando o desfile de bobagens começa. Caramba, tem hora que fica impossível não rir do que é falado, e é chato quando elas tentam lhe fazer acreditar naquilo. Parece que estão pregando a palavra do São Net, e que tudo que o Help Deskfala é verdade.

Foi assim que começou meu problema. Ligávamos, e aí começava o mantra do reinicia modem. “Sr. desligue o modem da tomada”. Aí, eu desligava, eles davam um pequeno aumento no ganho do sinal para o amplificador da entrada do prédio, e pronto, Tava navegando.

Em compensação, 5 ou 10 minutos depois caía tudo.

A explicação é fácil ( uma explicação mais detalhada está aqui neste post ), e eu vou explicar aqui.

Uma TV a Cabo funciona do seguinte modo. Temos uma Central, de onde sai o sinal para toda uma estrutura que está distribuida em uma cidade via cabo.

De X em X metros ( não sei especificar mais exatamente, pois a muito tempo não mexo com a área de TV a Cabo), temos um amplificador para efetuar um ganho no sinal, devido a queda que o mesmo pode estar tendo ao longo do caminho que percorreu.

Ou seja, em cada casa chega um cabo que é alimentado por toda a estrutura que está exemplificada abaixo nesta figura do How Stuff Works.

Amplificador de TV a Cabo

Quando estamos falando de condomínios a coisa fica mais chata. Não há como lligar diretamente um cabo do poste em cada apartamento. Assim tal qual a telefonia os cabos tem que ser enviados diretamente ao DG do edifício, que, ainda por cima, em edifícios antigos, não foi projetado para receber o cabeamento de dados.

Em estudos e mais estudos o engenheiros chegaram na famosa estrutura de um “aparelho” central receber um nível X de sinal e dividir entre os diversos Cable Modems que estão hospedados naquele prédio.

Assim, temos em cada condomínio da cidade, uma estrutura que é praticamente uma “Sub-Rede” de TV a cabo.

Cabo

Ou seja, o sinal chega a um aparelho que tem como função básica amplificar o sinal e dividir o mesmo entre os apartamentos que estão neste condomínio.

Já deu para entender o porque não resolvia a gambiarra da atendente né ? Ela aumentava o ganho para me suprir, só que, quando outro usuário ligava o modem dele, a coisa começava a ficar pior, pior, até não funcionar para ninguém ( já que o sinal é dividido entre todos ).

Após já saber disto tudo, liguei novamente para o atendente da Net, pedindo que eles resolvessem o problema. Veio a solução gambiarra de novo. “Sr. Desligue o seu roteador”. Desliguei e liguei o troço diretamente na placa do meu computador.

Aí, o sinal não voltava de jeito nenhum. Mantra do reinicia modem de novo. Pronto, sinal de volta.
Aí, sabe qual o argumento. “O problema é ruído do seu roteador”.

Parei para pensar eu. Caramba, será que a Motorola é tão burra, que pequenos ruídos vindos da Ethernet do meu roteador podem parar um Cable Modem e sua comunicação com a TV a Cabo.

Seria eu o responsável por parar a toda a rede de TV a cabo da minha região ?

Porque sim, o argumento tornava eu, cliente, responsável pela queda em toda a região. Lógico, não me fiz de rogado e procurei algumas informações sobre o Cable Modem que eu uso, o Motorola SBV5121.

Os atuais cable modems possuem um nível de filtragem de ruído interno, para separar os circuitos de tratamento interno. Até porque, diga-se de passagem o sinal da Ethernet tem que ser traduzido para o sinal de TV a cabo, antes de ser introduzido no mesmo.

Assim, como a Portadora ( Onda ) do Ruído é diferente do sinal que tem que ser traduzido, o nível de ruído que chegará na rede de TV a Cabo será mínimo, ou seja, totalmente sem sentido o que a operadora falou.

Mas, mesmo assim teimei, após xingar umas 10 gerações da atendente, que eu queria um profissional ( técnico ) da Net em minha casa rapidamente.

Como a quinta ( dia 29/10 ) era um dia Santo, onde Kreator e Exodus estaria em Belo Horizonte, marquei a visita para a sexta ( dia 30/10 ).

Qual a minha surpresa quando no dia 30/10 vejo isto aqui :

Técnico da NET no Poste

Carro da NET

Os técnicos trocando o roteador

Funcionários da Net mexendo no poste e no DG do prédio. Como sou mala sem alça, fui lá para conversar e o funcionário avisou que estavam trocando o aparelho da entrada do prédio pois o nível de sinal que nos estava sendo enviado estava abaixo do aceitável.

Ou seja, qual o diagnóstico ? Incompetência da operadora e uma falta de tato terrível do Help Desk. Não me entendam como chato, eu aceito erros.

Acho que toda e qualque empresa tem este direito. Agora tentar fazer cliente de bobo é gozação não é não ?

No fim, até acredito que o ruído possa ser um dos problema que estava ocorrendo. Mas não era culpa do meu roteador. Era culpa sim, da falta de sinal. Como o sinal que chegava ao meu modem estava muito baixo, qualquer ruído o desligava da operadora.

Foi só os caras fazerem o trabalho direito, que tudo está funcionando aqui …

O que me deixa mais chateado nesta história, é que mesmo sendo incompetência deles, eles nunca tem a cara de ligar pedindo desculpas ao cliente e ainda, proceder com o desconto dos dias que eles não conseguiram nos prover serviços de qualidade.

Mas há alguns modos de se tornar um pouco mais chato quando estamos falando com operadoras de Tv a Cabo. Um dos modos é ter um pouco mais de argumentos contra os mesmos.

Um Cable Modem é um dispositivo de Rede que recebe um nível de sinal. E, como ele os trata para prover sinal a um computador ou pequena rede doméstica, ele pode lhe prover algumas informações interessantes.

Digite, no seu navegador, http://192.168.100.1 :

Cable Modem

Nesta tela tente o login com Username: admin / Password: motorola . Caso não seja, tente Username: admin/ Password: admin . Ou então, tente Username: admin / Senha: vazio .

Se nenhuma destas entrar, realmente, tentar uma pesquisa no Google sobre outras senhas padrão do Cable Modem Motorola ( lembrando que estes passos podem ser feitos em qualquer Cable Modem Motorola ).

Cable Modem
Na tela inicial já temos algumas informações e vemos duas abas muito interessantes.

Na aba Signal ( tela abaixo) , veja os níveis de sinal que você tem chegando ao seu modem. Se está funcionando, guarde um Screenshot da tela e quando estiver com problemas, volte nela para ver se está tudo ok.

Atenha-se sempre ao Signal to Noise Ratio. Quanto maior for este número, melhor está sua situação.

Cable Modem
Uma outra aba interessante, é ver qual o ip seu Cable Modem tem na operadora de TV a cabo, que pode ser conseguido na aba Interfaces.

Cable Modem

De posse destes dados já fica fácil ver o que a operadora vai argumentar, já que você já vai ter a prova de que o problema está no nível de sinal.

Um ponto interessante aqui. Se a operadora disser que não está vendo o seu modem e lhe pedir para ligar o cabo de rede na sua máquina, desconsidere. Eles já deveriam estar enxergando o seu Cable Modem, já, que, como você pode ver, ele tem um ip na rede da operadora.
Se eles não o vêem, o problema é entre Cable Modem e operadora, e não entre sua máquina e operadora.

Não é escopo do artigo entrar em muitos detalhes sobre o que tem em cada aba, e sobre o cable modem e rede da operadora. Vou fazer uma série de artigos em breve sobre isto, até para ajudar quem quiser ter um pouco mais de argumentos contra estes Help Desks do inferno que estas operadoras nos arrumaram …