Top 5 de livros que qualquer profissional de inteligência deveria ler ( mas provavelmente nunca ouviu falar deles )

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Por Kristan J. Wheaton

Original em: http://sourcesandmethods.blogspot.com.br/2012/09/top-5-books-every-intel-professional.html

Nota: todos os livros citados terão links para o original na Amazon e se houver tradução, o nacional. A maioria deles, diga-se de passagem ( Amazon ) possuem versão para Kindle ( que aqui eu link para o Mercado Livre onde comprei o meu ).

Há toneladas de listas de leitura para os profissionais de inteligência. A CIA tem sua própria lista, a universidade nacional de inteligência tem sua lista, o Corpo de Fuzileiros navais tem a sua e outras instituições militares também; e mesmo os profissionais da comunidade empresarial de inteligência tem as suas também.

Tenho notado, no entanto, que, muitas vezes, essas listas contém muitos, se não todos, livros em comum. Todo mundo recomenda Heuer, todo mundo recomenda Sun Tzu, todo mundo recomenda algo de interesse regional ou tópico e por uma boa razão – todos estes são bons livros.

Ao longo dos últimos anos, no entanto, eu identifiquei uma série de livros que eu acho que todos os profissionais de inteligência deveriam ler … mas ainda não estão na lista de ninguém. Normalmente, estes não são livros sobre inteligência, ou, pelo menos, não foram primariamente destinados ao público de inteligência, mas tem profundo significado para profissionais de inteligência nas sua várias sub-disciplinas.

Sem mais delongas e em ordem inversa:

5. Uma Senhora Toma Chá … – Como a Estatística Revolucionou a Ciência no Século XX ( The Lady Tasting Tea: How Statistics Revolutionized Science In The Twentieth Century ) Se você é como eu, provavalmente não se importava muito com estatística na faculdade. Isso é provavelmente porque você não teve este livro para ler. É um livro absolutamente fascinante que conta as história da moderna estatística. Nada do que eu tenha lido ajuda a colocar os números em contexto – o que você pode obter da estatistica tradicional e o que você não pode – melhor.

4. The Theory That Would Not Die: How Bayes’ Rule Cracked the Enigma Code, Hunted Down Russian Submarines and Emerged Triumphant From Two Centuries of Controversy. Somente o título vai chamar de cara a atenção dos profissionais de inteligência. Bayer, para quem não é tão familiarizado com a teoria, é o outro lado da moeda da estatística – uma forma diferente de fazer e pensar sobre estatísticas e provavelmente é mais útil para a inteligência do que a tradicional, que é a abordagem mais frequente. Este livro que tem uma leitura bem fácil é um grande volume introdutório para aqueles que não conhecem nada sobre Bayes.

3. How To Measure Anything: Finding The Value Of Intangibles In Business. O público alvo deste livro é o público da área de negócio, mas ele não é somente um livro da área de negócios. É um livro sobre como pensar sobre os problemas de forma criativa. Embora existam muitas estratégias tangíveis discutidas neste pequeno volume de Hubbard, é a atitude que Hubbard tem ao confrontar problemas e como ele os encara. É uma atitude quase perfeita para profissionais de intel confrontados com grandes problemas.

2. Expert Political Judgment: How Good Is It? How Can We Know? Qual é a correlação entre a precisão da previsão e os anos de experiência ? 0,00. Entre a precisão da previsão e da educação ? 0,02. Entre a precisão da previsão e do acesso a informações classificadas ? 0,02. Em outras palavras, quase nenhuma. Em 2005 Philip Tetlock lançou um livro bombástico que ainda não é muito lido pelos profissionais de inteligência como realmente deveria ser lido. Para que você possa finalmente concordar ou discordar destas teorias, este é um livro que você precisa ler.

1. Collaborative Intelligence: Using Teams To Solve Hard Problems (Lessons From And For Intelligence Professionals). Hackman, tal qual Tetlock, passou a maior parte de uma década pesquisando o assunto ( neste caso, com pequenas equipes de analistas de Inteligência ). Suas conclusões e recomendações sobre como estruturar e gerenciar profissionais de intel com a missão de resolver problemas analíticos em ambientes desafiadores onde a colaboração é necessária, são uma leitura essencial. Em um mundo que constantemente se fala em colaboração, Hackman fez o trabalhar de traçar um roteiro sobre com isto pode ser feito e como deve ser feito de forma mais eficaz.

E você ? Você tem um livro favorito que acha que deveria se lido por profissionais de inteligência, mas nunca viu outras pessoas falaram sobre ele ? Deixe aí nos comentários.

Sobre ataliba

Analista de Sistemas com especialistas em Unix/Linux e Redes de Computadores aprendeu a gostar de segurança da informação durante sua atuação profissional e após uma Pós, se apaixonou por inteligência e ContraInteligência.