Versao 6.13 do RouterOS da Mikrotik está disponível para download

A algum tempo venho trabalhando com o Mikrotik e o RouterOS. Aqui em casa mesmo meu roteador é um RouterOS e ele é bem interessante pois tem diversas funcionalidades que só se acham em dispositivos bem mais caros.

O hardware da Mikrotik é bem barato e nem por isto deixa a desejar. O meu aqui em casa é uma RB 750 com 32 M de RAM e 1000W de potência.

Mas o ponto aqui nem é este. O ponto é que a Mikrotik lançou a versão 6.13 do seu RouterOS com as seguintes coisas modificadas :

  • console – os comentários agora são aceitos quando um novo comando é iniciado, como isto onde ‘/’ ou ‘:’
    que são os caracteres utilizados para iniciar um novo comando, exemplo. /interface { # comentario até o final da linha print }
  • backup – agora os backups são encriptados por padrão ( com senha de usuário ) Para utilizar o backup das versões anteriores, você vai precisar no comando especificar a flag dont-encrypt quando estiver criando o mesmo;
  • arquivos com a extensão ‘.sensitive’ precisarão de uma permissão nova ‘sensitive’ para serem manipulados;
  • lcd – redução de uso da CPU quando estiver mostrando telas estáticas;
  • l2tp – fixed occasional server lockup;
  • pptp – resolveram o vazamento de memória;
  • sstp – crashes resolvidos;

O ponto legal é que para quem tem dispositivos mais antigos como o meu aqui e sofrem com o controle de memória e alguns crashes, muitos deles foram resolvidos na versão 6 do RouterOS, mas é sempre bom, como são dispositivos de telecomunicação que você ache a versão do RouterOS mais estável para o seu ambiente.

Retirando-se alguma falha de segurança ( que é sempre bom acompanhar no forum ) é um sistema bem estável. Ele também permite a instalação em dispositivos X86, ou seja, computadores. Inclusive roda muito bem no Vmware e no Virtualbox ( diga-se de passagem um bom ambiente para estudos ).

Para quem quiser acompanhar as discussões sobre a versão, é só ir ao forum da Mikrotik ou até aqui 🙂